Ano: XXII - Número: 03
Ref.: Maio/2000O Cerrado é o jornal do Grupo Escoteiro Marechal Rondon - 4o. DF.
Editorial
A equipe de O Cerrado cresceu. Isso possibilitou a ampliação de nosso jornal, inauguramos nossa nova página na internet e estamos com boas idéias em vias de implementação. Essas são algumas de nossas novidades.
Para que nosso jornal continue progredindo, contamos com vocês, caros leitores. Participe deste jornal! Envie-nos seus comentários, críticas e sugestões pelo “e-mail” (cerrado@...) ou fale com algum dos membros de nossa equipe.
Visite nossa nova página que agora está no endereço:
http://www.geocities.com/ocerrado/
Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível!
Equipe de O Cerrado
Palavra do Chefe
Iniciaremos esta nova seção de O Cerrado com uma entrevista com o chefe de nosso grupo, o Chefe Maia.
Ficha Técnica:
Nome: Joaquim Alberto Peixoto Maia.
Apelidos: Chefe Maia, Betão.
Tempo de escotismo: 34 anos.
Primeira patrulha: patrulha escoteiro -Cão.
Melhor atividade: Curso Avançado de Campo.
Mais importante conquista no Movimento Escoteiro: Insígnia da Madeira.
Grupos: Caio Martins (ajudou a fundar em1965), Marechal Rondon (desde 1978-transferido do Caio Martins).
Currículo no Rondon (seqüência cronológica): assistente do ramo sênior, assistente de tropa escoteira, chefe de tropa escoteira, subchefe de grupo, chefe de grupo desde 1988.
Perguntas Específicas:
O Cerrado: Quais são as principais atividades/atividades festivas programadas para o grupo esse ano?
Chefe Maia: Krakatoa, atividade conjunta de boa ação e outras atividades sociais.
O Cerrado: Como será a participação do 4 DF no Ajuri?
Chefe Maia: Espero que a participação seja 100%.
O Cerrado: Como, quando, e aonde ocorrerá o Ajuri? Qual o valor da taxa?
Chefe Maia:
Como: Vai ser divididos em dois módulos, um interno e o outro externo.
Data: 13 a 16 de julho do corrente ano.
Local: Granja do Torto
Taxa: 2x de R$ 44 (em 30 de Maio e 30 de Junho).
O Cerrado: Quais e de quem são as propostas para a utilização da área dos fundos do nosso grupo?
Chefe Maia: Existe uma possibilidade de um convênio com a Semater, onde os grupos que margeiam o Parque Norte tenham livre uso da área, visando o cuidado e o zelo da mesma.
O Cerrado: Em que consiste o projeto fotográfico proposto pela Semater para o nosso grupo?
Chefe Maia: Existe a proposta de se fazer um “book”. A Semater colocou como proposta aos grupos escoteiros que seus participantes fizessem as fotografias dos parques do DF. As máquinas, os filmes e as condução serão fornecidas pela Semater.
Manual de instruções...
Como fazer (quase) tudo!
Aí vão algumas dicas para previsão do tempo, afinal de contas em nossas atividades ao ar livre não temos como consultar a previsão do tempo.
Como prever o tempo:
- vermelho ao sol se por, alegria do pastor(lindo dia)
- vermelho ao sol nascer, deve o pastor se precaver (haverá chuva)
- amarelo ao por do dia é sinal de ventania
- por do sol com pouco brilho é sinal que a chuva vai deixar tudo molhado
- orvalho e neblina, bom tempo para jornada
- madrugada limpa na linha do horizonte, com bom tempo conte
- madrugada alta, acima da linha do horizonte, significa vento (madrugada alta é quando o sol surge sobre um monte de nuvens)
- madrugada alta e tardia é sinal de ventania
- nuvens de contorno suaves, bom tempo
- nuvens de contornos definidos, vento
- nuvens em rolos ou esgarçadas, ventania forte
Todo mundo tem dúvida, inclusive você!
MACPRO
Se alguém lhe perguntasse o significado da sigla MACPRO, o que você responderia?
a) Um novo programa de computador
b) Uma organização não-governamental
c) Algo relacionado com o Escotismo
Acertou quem marcou a letra “c”. MACPRO é a sigla de Método de Atualização e Criação Permanente do Programa Escoteiro. Esse método surgiu após a Conferência Escoteira Mundial realizada em Bangkoc, na Tailândia, em 1993.
Na referida conferência, a Oficina Escoteira Interamericana(OSI) lançou seu plano estratégico para o período 1993-96. O plano foi traduzido para o português com o título “Um Salto para o Futuro”. Esse documento apontava as carências mais graves na área do programa escoteiro e concluía que era necessário uma concepção global sobre o desenvolvimento do programa.
Foi assim que surgiu o MACPRO, uma nova metodologia capaz de atualizar e manter atualizado o Programa de Jovens. A União dos Escoteiros do Brasil adotou esse método e isso fica claro quando observamos a elaboração do projeto educativo, das fichas de atividades, dos manuais para escotistas e dos novos guias.
O Escotismo não é estático e por isso novidades surgem a todo momento, cabe a nós a atualização constante para que ganhemos qualidade a cada dia em nossas atividades.
Para saber mais:
http://www.geocities.com/ocerrado – veja o “link” arquivo escoteiro.
Você é capaz?
Resposta do desafio da edição passada:
1+2+3-4+5+6+78+9=100
Veja o novo desafio do Joãozinho:
Contas estranhas
Para determinado instrumento, todas as contas abaixo são verdadeiras. qual é esse instrumento?
12 + 6 = 18
6 – 12 = 18
18 + 6 = 0
Traremos a resposta na próxima edição.
Ajuri Regional
Acontecerá de 13 a 16 de Julho do presente ano, o II Ajuri Regional do Distrito Federal. O Ajuri é o acampamento regional do qual participam escoteiros com idade entre 11 e 17 anos, além dos escoteiros esta atividade contará com uma equipe de apoio formada por chefes, pais e pioneiros. Confira a entrevista que O Cerrado fez com a chefe Carmem Barreira, coordenadora da atividade.
O Cerrado - Como andam os preparativos para esta importante atividade?
Chefe Carmem - Os preparativos estão a mil por hora. A coordenação de logística tem visitado semanalmente o local, acompanhado as obras que estão sendo realizadas no local, pois será inaugurada uma feira agropecuária no próximo dia 21 de abril. A equipe de alimentação está fazendo os contatos e verificando os melhores preços.
O Cerrado - Desde quando vocês estão trabalhando?
Chefe Carmem - A coordenação está trabalhando desde dezembro de 1999.
O Cerrado - Onde será o acampamento?
Chefe Carmem - A atividade será na Granja do Torto.
O Cerrado - A estrutura do local foi melhorada?
Chefe Carmem - Estão sendo construídas duas baterias com 40 sanitários. Para o acampamento serão montadas várias baterias de chuveiros. O local está sendo reformado e até a data do evento teremos uma Granja do Torto totalmente reformulada, com mais locais de atividades internas. Contamos agora com um grande local coberto que será usado como refeitório, onde acomoda mais de 500 pessoas ao mesmo tempo.
O Cerrado - Que tipos de atividades acontecerão no local?
Chefe Carmem - As atividades internas estarão divididas em módulos. Os módulos estão sendo programados pela coordenação de programa e estamos caprichando na programação.
O Cerrado - Quais serão os módulos externos?
Chefe Carmem - Os módulos externos estão sendo preparados com atividades ecológicas, desafiantes (radicais) e de serviço comunitário.
O Cerrado - Quantos escoteiros vocês pretendem reunir?
Chefe Carmem - Estamos esperando de 700 a 800 jovens, inclusive jovens de SP, SC, GO, MT e MG.
O Cerrado - Está havendo apoio do GDF?
Chefe Carmem - Sim, o GDF está apoiando e a CEB, Caesb e SLU estarão conosco nos dias da atividade.
Se você ainda não fez sua inscrição, não perca tempo! Passe na secretaria do grupo e garanta sua vaga. O prazo de inscrição vai até 30 de Maio. O valor é R$88,00 dividido em duas vezes.
A origem do Dia das Mães
A primeira celebração do dia das mães aconteceu no segundo Domingo do mês de maio de 1907. Foi uma homenagem à mãe de Anna Jarvis, já falecida. A primeira celebração pública ocorreu em 10 de maio de 1908 em Grafton, West Virgínia. Em maio de 1914, o dia das mães foi incluído no calendário federal dos Estados Unidos. No Brasil, por iniciativa da Associação Cristã de Moços, a homenagem se deu em 1919 e foi presidida pela escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida.
Uma única forma
O escotismo é definido como um movimento educacional que, dentre outros aspectos, valoriza a participação de pessoas de todas as crenças, origens sociais e raças. Mas a existência de um grande leque de possibilidades criado por essas características exigiu a criação de uma maneira de identificação dos escoteiros, de um padrão de imagem. Dessa forma, temos o uniforme (ou o traje), o cartão de visitas do Movimento. Por isso, zelar pelo garbo desse utensílio tão desprestigiado hoje em dia é de extrema importância.
A escolha da roupa a ser utilizada nas reuniões é feita por cada grupo e pode ser de dois tipos: a do traje ou do uniforme. O segundo tem regras rígidas e é, pelo que informa o P. O. R., menos acessível que o traje. É o popular uniforme cáqui para os escoteiros. Já o uso do traje permite uma certa flexibilidade e parece ser menos dispendioso. Todavia, suas regras pouco definidas permitem abusos que são, sob certo ponto de vista, inacreditáveis. Como em relação ao cinto, que nele é opcional. Em diversas situações, esse item quase esquecido é de fundamental ajuda, como na construção de uma maca.
Contudo as vantagens e desvantagens de cada um deles não cabem nesta discussão. Ainda assim é importante falar de como tratar a sua vestimenta, seja ela qual for. Todos os itens limpos e em bom estado de conservação nos remetem à décima lei : “O escoteiro é limpo de corpo e alma”. Além de passar um ótima impressão a quem assiste uma cerimônia com todos os escoteiros de uniformes impecáveis.
É óbvio que os tempos mudaram e que a questão do uniforme passou para um segundo plano. Mas você que é escoteiro deve optar pelo desprezo ou pela elegância. Mas lembre-se da sua promessa: “... fazer o melhor possível...”
Baden Powell e a Origem do Escotismo
No dia 22 de fevereiro de 1857, nasceu em Londres, capital da Inglaterra o menino Robert Stephenson Smith Baden Powell, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, primeiro como herói militar e mais tarde como fundador do Movimento Escoteiro.
Desde pequeno Baden Powell aprendeu em caminhadas e excursões a cuidar de si mesmo e ter confiança em si. Embora órfão de pai, sempre encontrou na mãe e em seus irmãos o apoio necessário e mais tarde lembrava-se da infância como um tempo muito feliz.
Após concluir o curso ginasial Baden Powell ingressou no exército inglês sendo logo destacado para o Afeganistão. Começava então, uma vida de grandes aventuras que levaram B.P. a combater na África, a organizar regimentos e visitar todos os continentes.
Retornando a sua pátria em 1900 é recebido como herói nacional e já era então figura muito popular em seu país.
O seu livro "Aids to Scouting", onde explicava o programa desenvolvido para o treinamento de seus soldados teve um incrível sucesso popular e foi comprado por pessoas das mais diferentes idades.
Uma tarde passeando num parque B.P. observou grupos de rapazes que utilizavam seu livro para orientar suas brincadeiras. Impressionado com este fato e incentivado por amigos que se preocupavam com a situação da juventude inglesa, ele resolveu reescrever o livro, mas adaptando-o a idade e mentalidade dos rapazes. Para testar a validade e o interesse do programa que havia criado, para os rapazes Baden Powell realizou uma experiência, organizando e dirigindo um acampamento com 20 meninos em julho de 1907, na Ilha de Brownsea no litoral inglês. Com o sucesso do acampamento foi publicado em 1908 o livro Escotismo para Rapazes que era vendido em fascículos e fez com que surgissem patrulhas e tropas de escoteiros em vários pontos do país.
Sentindo a necessidade de dispor de mais tempo para dedicar a juventude através do Escotismo Baden Powell então general, se afasta do Exército e passa a ocupar-se da orientação e organização do movimento.
O Escotismo nascido na Inglaterra não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920 em Londres reuniram-se num grande acampamento. Escoteiros de várias nacionalidades.
Depois de muitos anos de trabalho, inúmeras viagens pelo mundo orientando e incentivando o escotismo B.P. sentiu sua força se esmorecer. Retirou-se então para uma pequena casa na planície africana próxima a cidade de Nairóbi, onde viveu em companhia de sua querida esposa Olave Baden Powell os últimos dias de sua vida. No dia 8 de janeiro de 1941 B.P. faleceu durante o sono, talvez sonhando com as alegrias que trouxe para a juventude ao fundar o Escotismo.
Fundado em 1907, o movimento escoteiro é praticado em 116 países totalizando 16 milhões de membros(1979).
Explorando a Rede
Você já visitou nossa nova página? Não perca tempo!
http://www.geocities.com/ocerrado/Outra dica é a bela página do Grupo Escoteiro Uirapuru – 13º SE.
http://www.geocities.com/RainForest/5213/
Cigarro, tão forte que não vale a pena nem experimentar!
A escravidão da nicotina: o consumo diário de cigarros e outros derivados do tabaco provoca uma dependência química. A pessoa fuma cada vez mais!
As estatísticas da organização mundial de saúde(OMS) revelam que 3 milhões de pessoas morrem por ano em conseqüência de doenças causadas pelo fumo. De acordo ainda com a OMS, 95% das pessoas que começam a fumar antes dos 20 anos tornam-se dependentes.
Segundo os médicos britânicos, esses números de dependentes da nicotina, poderiam ser reduzidos se os governos aumentassem a distribuição de substitutos do cigarro como os adesivos de pele, ou patches. Sendo distribuídos gratuitamente, como parte dos programas de combate ao tabagismo desenvolvidos pelos governos de todos os países.
Vamos observar o caminho que a fumaça faz logo após da pessoa fumar o cigarro: Em cada tragada, a nicotina percorre as vias respiratórias e atinge de imediato o pulmão. Em seguida, entra na corrente sangüínea, se espalhando para o cérebro e outros órgãos do corpo humano. No cérebro, na região do hipotálamo, a nicotina causa a liberação da substância dopamina, responsável pela sensação do prazer. Retorna à corrente sangüínea, dando a sensação de saciedade por cerca de uma hora. Todo esse processo dura nove segundos, APENAS!
Existem vários métodos que prometem fazer com que um fumante largue esse vício, mas o melhor mesmo é não começar. Se o Escoteiro é limpo de corpo e alma, ele não deve maltratar seu corpo com essa droga que é o cigarro.
SEMPRE ALERTA, NÃO FUMEM!
Bibliotecas
Em qualquer atividade, seja ela escoteira ou não, a preparação é um fator importante para o desenvolvimento eficaz dos objetivos a serem alcançados com ela. Trazendo o problema para a esfera do Escotismo, assunto que estamos aptos a discutir, podemos observar que algumas atividades parecem não ter sido desenvolvidas com o cuidado necessário. E este sentimento se aplica a qualquer ramo da sociedade, seja ele familiar , profissional ou político. Partindo novamente do ambiente escoteiro, talvez a causa maior dos insucessos seja a falta de preparo dos recursos humanos envolvidos. No nosso caso, esse despreparo tem raízes ou na própria Região Escoteira, na falta de tempo dos responsáveis ou ainda na falta de material próprio disponível. Desconsiderando as duas primeiras, que dificilmente dependem de você ( e isso vale para as analogias que por ventura possam ser feitas para qualquer assunto ) sobra-nos o material.
É óbvio que a existência deles não está sendo questionada. O que está em discussão é a acessibilidade dos mesmos. Como não são vendidos em qualquer lugar, fica difícil cobrar de um responsável seu conhecimento de assuntos tratados neles. Mas, então como melhorar atividades e ainda como você pode ajudar ?
Apoiando a criação de uma Biblioteca Escoteira, com os livros, fichas de atividade, jornais escoteiros e não-escoteiros, periódicos e qualquer outro tipo de material escrito que possa ser usado em nossas reuniões. Além de criar um interação entre os membros e a chefia, permite aos chefes se manterem em constante aperfeiçoamento e a nós que cobremos a melhoria das nossas atividades. Por isso, não se esquive da responsabilidade. Ajude!
Ei! Você sabia que o Grupo Escoteiro Marechal Rondon tem uma Biblioteca? Ela funciona sob os cuidados do pioneiro Clóvis e só precisa de sua ajuda para ser aberta definitivamente. Doe livros, revistas (escoteiros ou não), ou um pouco do seu tempo para esta iniciativa que só tende a melhorar nosso aprendizado.
Pensar enlouquece... Pense!
“Considera-se escravo dos escravos aquele que não serve a outra pessoa a não ser a si mesmo.” Paul E. Holocraft .“Quem decide pode errar. Quem não decide já errou.” — Herbert von Karajan
Ruim de dar dó!
- O que é um ponto preto no microscópio ? Resposta: Uma black-téria.
- O que são oito pontinhos vermelhos piscando alternadamente? Resposta: Uma aranha usando aqueles tênis com luzinhas.
Responsáveis por essa edição:
Clóvis Henrique – Pioneiro
Danilo Pires – Sênior
Diogo Gonçalves - Pioneiro
Gustavo Carvalho – Sênior
Heloisa Carneiro - Guia
Marcelo Xaud – Pioneiro
Paula Barreira – Guia