Integração e Promessa

Cerimônias de Integração e de Promessa Quando um menino ou menina se inscreve em nosso Grupo Escoteiro, há basicamente 2 etapas pelas quais ele ou ela passarão, nos primeiros meses de escotismo: a INTEGRAÇÃO e a PROMESSA.

INTEGRAÇÃO

É quando a criança, adolescente ou jovem é "recebido/aceito/integrado" como membro de nosso Grupo Escoteiro. Somente a partir do dia da cerimônia da INTEGRAÇÃO ele passa a poder usar o TRAJE ESCOTEIRO e o LENÇO DO GRUPO. Cada grupo tem seu próprio lenço. O lenço é a identidade do escoteiro com o Grupo ao qual pertence. Esta etapa era conhecida até bem pouco tempo como INVESTIDURA (ainda há pessoas que se referem assim; então, quando falarmos ou escrevermos INVESTIDURA, leia-se INTEGRAÇÃO). Estipulamos, no Marechal Rondon, que os membros juvenis devem ter pelo menos 2 meses de atividade para estarem aptos à cerimônia de INTEGRAÇÃO.

PROMESSA

É quando o membro juvenil (ou adulto), após amadurecer sua decisão definitiva e consciente de que quer participar do movimento escoteiro, manifesta o seu compromisso pessoal e perene com o movimento, com seus princípios e leis. Por isso se diz: "Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!". A PROMESSA é algo muito sério, como o próprio nome já diz. Por isso, no Marechal Rondon, estipulamos, no mínimo, mais 2 meses de atividade, após a INTEGRAÇÃO, para que o membro juvenil possa fazer sua PROMESSA. Na promessa, o membro juvenil passa a utilizar um DISTINTIVO DA PROMESSA, pregado no bolso esquerdo do traje escoteiro (o bolso próximo ao coração!!). Quando o lobinho/escoteiro estiver preparado para fazer sua promessa, ele precisará conhecer e saber de cor o texto da PROMESSA DE LOBINHO ou da PROMESSA ESCOTEIRA, conforme o caso, pois precisará recitá-lo, em voz alta, na cerimônia. Também precisará mencionar uma ou mais LEIS DO LOBINHO ou LEIS ESCOTEIRAS, pois isso também será pedido a ele na cerimônia da promessa. Portanto, os pais podem/devem ajudar seu filho a apreender o texto da promessa e as leis. Mas, atenção! Tanto a INTEGRAÇÃO como a PROMESSA podem levar mais tempo para acontecer. Pois o momento ideal depende muito de o lobinho/escoteiro estar maduro e ter participado ativa e suficientemente de atividades escoteiras para fazer sua escolha. Não adianta, por exemplo, ter o tempo mínimo de inscrição, se não houver aparecido no grupo frequentemente para participar das atividades! A experimentação do escotismo é que os deixa maduros e preparados para a INTEGRAÇÃO e para a PROMESSA.