O Cerrado - Abril/2001

Categoria: 

Ano: XXIII - Número: 04 Ref.: Abril/2001
 
O Cerrado é o jornal do Grupo Escoteiro Marechal Rondon - 4o.DF.
 
http://www.geocities.com/ocerrado/
 
 
Editorial Vai mais um mês, continuamos aqui.  E nossa meta é fazer uma reestruturação completa. Não, jovens escoteiros continuarão escrevendo. A mudança é na diagramação. Enfim, esperamos conseguir concluí-la o mais breve possível. E enquanto isso não acontece, ainda estamos esperando texto de nossos leitores. Aproveitem, esse espaço é de vocês. Afinal, o nosso melhor possível não pode ficar confinado dentro da nossa própria cabeça...

Um Forte Abraço da Equipe de O Cerrado.

    Fique Ligado!
  18/04 – Aniversário do Clã Gaceiro; 23/04 – Dia do Escoteiro; 28/04 – Dia do Escoteiro do Ar e da Educação; 25/05 – Último prazo para a inscrição no programa “Escoteiros pela Paz”; 10/06 – 10º Mutirão Escoteiro de Ação Ecológica; 19 a 22/07 – V Aventura Sênior Nacional (SC); 26 a 29/07 - XX Mutirão Nacional Pioneiro (GO);  
    Explorando a Rede Navegando este mês, surpresas podem aparecer... É, nosso horóscopo não mente. Ainda mais se você visitar o sítio dos escoteiros desenvolvido pelo Departamento Mundial do escotismo. WONDER – World On-line Network for Developing Educacional Resources (algo como Rede Mundial para o Desenvolvimento de Estratégias Educacionais). Informativo, interessante, e atualizado, este trabalho magnífico não fica a dever a ninguém quando o assunto é internet. Vale a pena conferir e prestigiar! O único empecilho é que a página está em inglês... Quer um desafio tão bom quanto este? Visite nossos irmãos no endereço abaixo:

www.scout.org/wonder

 

 

 

Nasce o Grupo de Pais

Por Clóvis Henrique

A participação dos pais no Escotismo é importante? Acredito que todos hão de convir que sim. Mas como os familiares podem se inserir nas atividades do Grupo Escoteiro? Bem... são inúmeras as possibilidades de participação no Movimento Escoteiro. De início temos que perceber o Escotismo como movimento educacional e sendo assim a presença da família maximiza os resultados.   Para trabalhos efetivos podemos citar ajudas eventuais às seções. Exemplo: examinar determinada especialidade dentro de sua área de conhecimento. Os familiares também podem colaborar na diretoria do grupo, nas diversas áreas: administrativa, financeira, eventos, comunicação etc. Além disso, são bem-vindos os adultos interessados em trabalhar como escotistas nas seções (alcatéia, tropas e clã).   Por iniciativa de alguns pais de membros de Grupos Escoteiros foi criado em muitos deles o Grupo de Pais. O grupo é chamado de pais, mas são convidados a participar todos os familiares dos membros: pais, avós, tios, irmãos mais velhos, enfim todos que desejam contribuir. O principal objetivo do Grupo de Pais é unir a família escoteira. É claro que um Grupo de Pais forte pode auxiliar bastante nossa diretoria.   A idéia é realizar uma reunião mensal na sede do GE envolvendo assuntos que vão desde organização de eventos sociais, passando por palestras sobre temas de interesse do grupo até informações sobre o Escotismo e atividades com os jovens.   Thiara Torres, uma das entusiastas do grupo de pais do GE Marechal Rondon - 4ºDF, disse que na primeira reunião notou que alguns pais estão preocupados com o grau de envolvimento que esta atividade poderá gerar. Para ela o primeiro desafio é convencer os pais de que sua participação será de acordo com suas possibilidades. Thiara lembra que o envolvimento está ligado às propostas levadas às reuniões e por isso as atividades estão iniciando de forma gradativa.   O Grupo de Pais não poderá ser, por si só, o fracasso ou a salvação de um Grupo Escoteiro . Os pais têm sim importante papel nas atividades escoteiras, mas trabalhar em conjunto com a diretoria será uma das metas a cumprir. "Não basta ser pai, tem que participar!" Essa velha frase cabe perfeitamente em nosso contexto e para que tenhamos Escotismo de Qualidade não podemos abrir mão desta idéia. Portanto, pais, venham conhecer o Grupo de Pais! Se não existir, criem um! Filhos, estimulem seus pais a participarem!  
Atitude!

Por Marcelo Xaud

            Já se perguntaram porque as coisas acontecem da forma como acontecem? Confuso para você? Imagine para mim... Destino, vontade divina, acaso. Pense em milhares de nomes e verá que eles ainda são poucos. O que nos acontece é pouco... Somos os donos do mundo! Hitler também o era e nem por isso foi uma boa pessoa... E nós que nos intitulamos boas pessoas? Fazemos o quê? Uma vez questionei se somos mesmo um Movimento. E de que adiantou? Uns “tapinhas” nas costas e palavras doces dos amigos. É muito pouco... O tempo é escasso e para não gastá-lo mais ainda, o controle remoto nos entorpece na cama ou no sofá, dependendo da condição monetária. Tempo... Só o temos para nós mesmos e ainda assim nos falta. E já não é demais passar uma tarde de sábado fazendo as coisas que amamos fazer? Não, sejamos mais egoístas.... Que tal um trabalho voluntário esporádico? Hahaha! Ainda é muito pouco!!

    Pouco porque o mundo de hoje precisa de mais. Cada ser vivo deste planeta precisa de mais. De algo mais... Não da sua compaixão, mas da sua ação. Não a sua paciência e sim da sua eficiência.  Não precisa de nada relacionado a alguém. Precisa, sim, de tudo que se relaciona aos outros. Somos parte de uma corrente. Podemos afetar os rumos de cada acontecimento e para isso só precisamos de uma coisa: Atitude! Para fazer o ativo, para fazer o bem. E então irmãos, não foi este o pouco que prometemos?

   

Manual de Instruções: Como fazer Quase Tudo!

Um “Mochilão”

Antes de largar-se pelo estrada com pouca grana, muita disposição e tudo do que precisa na mochila que leva nas costas, siga algumas dicas do  guia do mochileiro de primeira viagem. E boa sorte!
Mochila:
As melhores são do tipo montanhismo. Uma de 60 litros quebra bem o galho. Dica: cheia, é bom ela não ter mais que 15% do peso do seu corpo. Mochila menor: de 15 a 25 litros. Para levar água, lanche, máquina fotográfica e guias de viagem durante os passeios. Lista de roupas: • 2 calças; • 4 camisetas; • 1 blusa de moletom; • 1 casaco (não volumoso); • 2 blusas de lã (no inverno); • 1 bermuda (se for verão leve duas); • 4 pares de meias; • 5 cuecas (acostume-se a lavá-las logo após o uso) ; • luvas, gorro e cachecol (no inverno) ; • 1 tênis, 1 bota tipo montanhismo e boné ; • 1 papete (tipo de sandália) ; • 1 toalha; • 1 lençol; •  Prato, copos, talheres; •  1 capa de chuva; •  Caixa de fósforos; •  Lanterna, bússola, pilhas reservas, cantil   Material de apoio:    “Nécessaire”: compacta e bem compartimentada. Nela vai todo o material de higiene pessoal (escova de dente, creme dental, fio dental, sabonete, xampu, pente, etc.) Separe um espaço para o seu kit de primeiros socorros. Porta-dinheiro: Bem fininho, vai sob a roupa com o dinheiro graúdo e documentos. Leve-o sempre com você, inclusive para dormir e na hora do banho. Canivete: tipo suíço. Cadeado: prefira os de senha. Sininho: Pendurado na mochila, é o seu alarme anti-roubo noturno em trens, ônibus e no dormitório.        Mas não se esqueça de levar tudo dentro de sacos plásticos, só pra prevenir... Sempre alerta, escoteiros!! (adaptado de matéria publicada no sítio Terra)  

Todo Mundo Tem Dúvida! Inclusive Você!

                 O que é a ERP ?

             ERP significa: "Equipe Regional Pioneira". Ela é composta por quatro pioneiros de grupos diferentes assessora a Região do DF, nos assuntos do Ramo Pioneiro. Ela se reúne, periodicamente, para discutir assuntos de interesse comum dos pioneiros do DF.

O que faz a ERP ? Ela tem como principais metas: · Representar o Ramo Pioneiro junto à Comissão Técnica Regional. · Supervisionar as atividades do Ramo, incentivando a formação de grupos de interesse para o planejamento e execução dessas atividades. · Promover uma maior integração entre os pioneiros do DF. · Estar atuando juntamente ao Conselho de Mestres.

        As reuniões da Equipe Regional Pioneira são abertas a todos que fazem parte do ramo e ocorrem sempre na ultima quarta-feira do mês.

 Para saber mais:

http://www.geocities.com/pios-df/

Relato de Atividade
Acampamento – O primeiro do Ano.

Por Carolina Torres

           É dia de acampamento. Acordar bem cedo, encontrar os amigos no Grupo Escoteiro, colocar o material no ônibus e pronto ! Todos em busca de aventura. Nos dias 13 e 14 de abril, nós, escoteiros e lobinhos do Marechal Rondon estávamos acampados na Chácara Paiva. Após alguns contratempos com o mapa, chegamos! Logo depois da cerimônia da Bandeira, foi a hora de tirar todo o material do ônibus e montar  o campo. Prende! Estica! Com a ajuda da Chefia, as patrulhas montaram seus campos na primeira manhã de acampamento. Depois disso, foi só alegria, brincado, cantando e principalmente aprendendo a conviver com a natureza, a viver em equipe. O dia  foi passando, o astro que nos iluminava deixou de ser o sol e passou a ser a lua e as estrala. Chegava a hora mais esperada do acampamento: o Fogo de Conselho. Todos reunidos para mostrar através de peças de teatro, tudo o que aprenderam no acampamento e na vida. Todos trocando experiências em volta do fogo, em volta do  calor. Mas nossa cerimônia  estava chegando ao fim e, como sempre, todos de mãos dadas cantando a música da despedida. Foi ficando tarde, todos para a cama. Ops! Quer dizer, para as barracas. No dia seguinte... "Alô , bom dia ó como vai você ? Um olhar bem amigo, Um claro sorriso, Um aperto de mão..." De repente chegou a hora de ir embora, depois do almoço, desarrumar o campo, fazer o pente fino, e tchau. Pois é, acabou, infelizmente, acabou. Mas a lembrança e o aprendizado ficarão para sempre.   
Pensar enlouquece... Pense!
“Onde o telescópio termina, começa o microscópio: Qual dos dois oferece visão mais grandiosa?”

Victor Hugo

“A gente nasce e morre só. E talvez por isso mesmo é que se precisa tanto de viver acompanhado.”

Rachel de Queiroz

“Quando se elimina o impossível, o que sobra, por improvável que seja, deve ser a verdade.”

Arthur Conan Doyle

  Você é capaz? Resposta do último desafio:  Embaralhado com as letras?  Então vamos lá...  perceba que muitas se repetem. Assim, a resolução deve ser mais fácil se você partir por eliminação. Olhe as linhas que contém três números. A e B aparecem duas vezes. A diferença é que na sentença de cima a terceira letra é um F, na de baixo, um H. Lembra-se das aulas de matemática? A ordem dos fatores não altera a soma! Então, se diminuirmos uma sentença da outra, temos que (H - F) = 5.  Fácil, não? Façamos a mesma coisa com as sentenças  1 e 2.  Assim teremos (H – (B+F)) = 3. Substituindo nossa primeira equação na segunda, encontramos (H-F-B) = 3 Þ (5 – B) = 3. Resolvendo temos B = 2. Ufa!!! Mas ainda não acabou... O valor de H precisa ser encontrado para respondermos a este desafio. E este é bem mais difícil! Substituindo B nas somas de três termos, encontramos que (H+A) = 17-2 =15 e (F+A) = 12-2 = 10. Onde vamos usar isto? Observe que o termo (H+A) aparece nas duas primeiras somas. Trocando este termo pelo seu valor podemos encontrar um terceiro. Como o valor de B já é conhecido na primeira soma, vamos fazer a manipulação nela. Teremos então (A+H+B+2F) = 23  Þ (15+2+2F) = 23 Þ 2F = 23 – 17 = 6. Resolvendo, F = 3.  Basta então substituir o valor de F na terceira soma (B+F+A = 12) e encontraremos que (2+3+A) = 12. Portanto, A = 7. Que tal agora achar o valor de H? Como (H+A+B) = (H+7+2) = 17, o valor procurado sai facilmente e é dado por: H = 8. Nem precisamos resolver mais nada! Sabemos agora que (B+H) = 10   Nesta edição o desafio é sobre uma charada que, dizem, foi proposta por Einstein. Quer testar sua genialidade?  Confira:
 Numa rua, há cinco casas de cinco cores diferentes e em cada uma mora uma pessoa de uma nacionalidade diferente. Cada morador tem sua bebida predileta, seu tipo de fruta e seu animal de estimação. Quem tem um peixe? Ah, muito difícil... Então aí vão as dicas: 1. Sabe-se que o inglês vive na casa vermelha; o suíço tem cachorros e o dinamarquês bebe chá. 2. A casa verde fica à esquerda da casa branca; quem come goiaba cria pássaros e o dono da casa amarela prefere laranja. 3. O dono da casa verde bebe café; o da casa do centro bebe leite e o norueguês vive na primeira casa. 4. O homem que gosta de abacates vive ao lado do que tem gatos; o que cria cavalos vive ao lado do que come laranja  e o que adora abacaxi bebe cerveja. 5. O alemão só compra maçã; o norueguês vive ao lado da casa azul e quem traz abacate da feira é vizinho de quem bebe água.
Respostas na próxima edição.     Ruim de dar dó!   Um rapaz à procura de emprego chega a uma cidade pequena e imediatamente o dono do armazém lhe oferece trabalho. -        Sou presidente do time de futebol daqui – diz – e precisamos de um atacante de coragem e mãos fortes. -        Sinto muito – responde o rapaz – mas não entendo nada de futebol. -        Sem problemas – diz o homem. Também precisamos de árbitros. O ladrão aborda um homem na rua: -        Passe o meu dinheiro! – ordena. -        Você não pode fazer isso! – diz a vítima – sou um membro do governo! -        Nesse caso – diz o ladrão – passe o meu dinheiro! João e Márcio  eram dois irmãos ricos, mas muito ruins, que freqüentavam a mesma igreja. Quando Márcio morreu, João deu ao padre um cheque de valor elevado, que bancaria uma grande reforma. -        Só tem uma condição – advertiu João – No enterro, o senhor tem de dizer que meu irmão era um santo. O padre, mesmo a contragosto (pois discordava veementemente) concordou e depositou o cheque. No funeral, subiu a tribuna e disse: -        Márcio era um mau caráter que traía a mulher e enganava os amigos... Mas, comparado ao João, era um santo!

  

Equipe de O Cerrado:

Ramo Escoteiro: Carolina Torres Ramo Sênior - Gustavo Carvalho, Heloísa Carneiro, Paula Barreira e Tamara Ribeiro Ramo Pioneiro – Clóvis Henrique, Danilo Pires, Diogo  Gonçalves e Enos de Souza. Colaboradores - Jefferson Matos,  Marcelo Xaud e Thiara Torres.

Comentar

Plain text

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Each email address will be obfuscated in a human readable fashion or, if JavaScript is enabled, replaced with a spam resistent clickable link. Email addresses will get the default web form unless specified. If replacement text (a persons name) is required a webform is also required. Separate each part with the "|" pipe symbol. Replace spaces in names with "_".
  • Endereços de sites e e-mails serão transformados em links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.